CICLO 2025

25 - 26 - 27 ABRIL

PROGRAMA

25 ABRIL

  • A NARRATIVA apresenta uma exposição impactante da fotógrafa iraniana Newsha Tavakolian, membro da agência Magnum, que é um retrato íntimo de uma sociedade que luta por liberdade e mudança, construído a partir do arquivo pessoal de início de carreira e do trabalho que tem desenvolvido nos últimos anos.

    Em And They Laughed At Me, Newsha Tavakolian dá a conhecer uma narrativa fotográfica construída a dois tempos: a autora revisita o seu arquivo fotográfico, recuperando imagens tecnicamente imperfeitas dos seus primeiros anos de fotógrafa, e cruza-o com um novo corpo de trabalho intimista e criativo sobre uma sociedade que luta por liberdade e mudança.

    As fotografias, inicialmente destinadas a serem descartadas, oferecem uma visão do seu desenvolvimento artístico e do contexto social do Irão durante a década de 1990; a exposição inclui fotografias da vida quotidiana em sociedade, de acontecimentos marcantes do país e de momentos da vida privada da autora –  reflectindo uma época de esperança e de reformas sob a presidência de Khatami.

    No entanto, a retrospectiva de Newsha Tavakolian é tingida por tristeza e desilusão, ao reconhecer que as liberdades prometidas não se cumpriram. Outra dimensão das suas fotografias realizadas na última década denota um desprendimento em relação ao passado, abraçando uma exploração intimista da autenticidade da sociedade iraniana, que reflecte o seu crescimento pessoal e profissional num contexto de agitação política no Irão.

26 ABRIL

  • Portefólio review com Newsha Tavakolian

    Uma oportunidade para uma análise de projectos com a autora convidada do CICLO 2025. Newsha Tavakolian, para além de desenvolver projectos de longo curso, publica o seu trabalho em diferentes meios de comunicação como a Time Magazine, The New York Times, British Journal of Photography, entre outros. É membro da Magnum Photos.

    Portefólio review com Mário Cruz

    A sessão pretende dar a conhecer projectos e trabalhos com vista a serem apresentados e expostos na NARRATIVA. Também é uma oportunidade para quem tem interesse em candidatar-se à Masterclass NARRATIVA e mostrar o seu portefólio.

    Portefólio review com a editora GOST Books

    GOST Books é uma editora independente de artes visuais e fotografia com sede em Londres, no Reino Unido. Publica livros de autores reconhecidos como Don McCullin, Martin Parr, Mark Power, Larry Towell, Nikita Teryoshin, Jillian Edelstein, Bruce Gilden, Lydia Goldblatt, Ian Berry, Moises Saman, Yelena Yemchuk, Emma Hardy, Jonas Bendiksen, Alys Tomlinson, entre outros.

    Inscrição online obrigatória através de formulário.

  • O director e co-fundador da editora GOST Books, Stuart Smith, apresenta algumas das obras desta editora independente de artes visuais e fotografia sediada em Londres, no Reino Unido. Nos últimos anos, a GOST Books tem-se dedicado a publicar livros de autores como Don McCullin, Martin Parr, Mark Power, Larry Towell, Nikita Teryoshin, Jillian Edelstein, Bruce Gilden, Lydia Goldblatt, Ian Berry, Moises Saman, Yelena Yemchuk, Emma Hardy, Jonas Bendiksen, Alys Tomlinson, entre outros.

  • Romanzo Meticcio de Davide Degano explora a identidade italiana contemporânea, desafiando as narrativas tradicionais e descobrindo histórias ocultas. O trabalho examina a luta de Itália para reconhecer a sua realidade multicultural e conecta o seu passado colonial às questões sociais actuais. Degano recorre a uma abordagem interdisciplinar, combinando fotografia com a pesquisa de arquivos e dando ênfase à interseccionalidade para mostrar como as diferentes formas de marginalização se cruzam. Degano incentiva a examinar criticamente o passado e o presente de Itália, promovendo uma compreensão diferenciada do que significa ser italiano.

  • A autora de And They Laughed At Me, conversa sobre o projecto que ocupa a galeria da NARRATIVA e que foi construído a dois tempos – transitando entre arquivo do início da sua carreira fotográfica e trabalho mais recente, resultando numa observação contemporânea sobre os desafios sociais e culturais que a sociedade iraniana enfrenta.

  • NARRARE é um documentário de Paulo Próspero que mergulha nos bastidores da Masterclass NARRATIVA como ponto de partida para uma observação sobre alguns dos nomes emergentes da fotografia portuguesa. A sessão tem lugar no Cinema Fernando Lopes, em Alvalade, e a entrada é livre, limitada à lotação da sala.

27 ABRIL

  • A fotógrafa iraniana Newsha Tavakolian, da Magnum Photos, discute o seu processo de trabalho, tendo por base a observação do trabalho de dez participantes desta masterclass. A sessão é privada e tem uma duração de três horas.

    Limitada a dez participantes.

    Valor: 100€

  • Abrangendo 15 anos de trabalho, Believe é ​​uma monografia fotográfica que reúne o arquivo pessoal do artista numa nova série de abstracções visuais que são, ao mesmo tempo, cósmicas e assustadoras. Uma visualização do tempo de forma não-linear, as suas imagens são mais do que fotografias: são fantasias viscerais e poéticas que submergem, descongelam e ocultam, tanto visual quanto tecnicamente. Através das suas paisagens oníricas surreais, Infante contempla a projecção do eu existencial, preso entre a fantasia individual e a realidade terrena. O livro tem a chancela da editora portuguesa XYZ Books.

  • A Open Call Emergentes tem o objectivo de contribuir para a visibilidade de projectos de novos autores. Nesta sessão são apresentados os três trabalhos dos três autores emergentes seleccionados.

    Submissão de trabalhos até 25 de Março.

    Mais informação aqui.

  • Maria é o primeiro livro da fotógrafa portuguesa Maria Abranches. 

    Distinguido no Prémio Cortona On The Move e Novos Talentos FNAC, Maria conta uma história comum a inúmeras mulheres, cujo contributo silencioso constrói, molda e sustenta o mundo como o conhecemos. 

    “Ana Maria nasceu em Angola, foi trazida para Portugal com nove anos e, nas suas palavras, passou a vida inteira a limpar”, explica a autora sobre este projecto.

    O trabalho foi desenvolvido de raiz na Masterclass NARRATIVA e é  agora apresentado no formato de livro.

PARTICIPANTES

  • Newsha Tavakolian, membro da Magnum Photos, nasceu em 1981, em Teerão, e é uma fotógrafa, artista visual e educadora iraniana conhecida pelo seu trabalho humanista. Tavakolian depressa se tornou uma figura proeminente no meio ao fotografar temas tão vastos quanto os desafios enfrentados pelas mulheres no Irão ou as consequências das tensões em zonas de conflito. O seu trabalho combina frequentemente uma perspectiva autoral e documental, reflectindo sobre os limites entre a realidade e a imaginação.

  • Stuart Smith é o diretor e co-fundador da GOST Books, uma editora independente sediada em Londres, especializada em artes visuais e fotografia. Com uma formação em design, Smith desempenhou um papel fundamental na definição da identidade e abordagem únicas da GOST Books.

  • Davide Maria Degano é um fotógrafo italiano cujo trabalho se baseia em projetos impulsionados pela pesquisa, explorando temas como a história, a identidade cultural e a memória coletiva.

    Obteve uma licenciatura em Artes Visuais, com especialização em fotografia, na Royal Academy of Art (KABK), em Haia, onde recebeu uma menção honrosa no Prémio Paul Schuitema. Atualmente, está a frequentar um mestrado em Artes Visuais na KASK, Royal Academy of Arts, em Gante, e, em 2024, foi distinguido com a bolsa MasterMind pelo Governo Flamengo, em apoio aos seus estudos.

    O seu trabalho tem sido apresentado em diversas exposições coletivas e individuais, tanto a nível nacional como internacional, e publicado em meios como PhotoVogue, Urbanautica, British Journal of Photography, It’s Nice That, Icon Magazine, Der Greif e Camera Austria.

    Degano publicou o seu primeiro fotolivro, Sclavanie, com a Penisola Edizioni, em colaboração com o Urbanautica Institute. Em 2023, foi selecionado para a Giovane Fotografia Italiana e venceu o Discovery Award nos Encontros da Imagem, em Portugal. Em 2024, recebeu a Liquida Grant para a publicação do seu segundo livro, Romanzo Meticcio.

  • Paulo Próspero é um realizador e profissional do audiovisual português, sediado no Porto.

    Formou-se em Som e Imagem na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Em 2021, Paulo fundou a produtora audiovisual A Raposa Branca, um projecto que fornece serviços de comunicação empresarial.

  • David Infante é um artista que trabalha principalmente com fotografia tradicional. É doutor em Belas Artes, com especialização em Arte e Multimédia, pela Universidade de Lisboa, e mestre em Fotografia Contemporânea pelo Royal College of Arts (2017).

    Foi distinguido com o Prémio BES Revelação em 2008, pelo Banco Espírito Santo / Museu de Serralves, e, em 2007, recebeu o Prémio Pedro Miguel Frade, atribuído pelo Centro Português de Fotografia. Em 2014, foi selecionado para o Descubrimientos do PHotoESPAÑA.

    O seu trabalho foi exposto em diversas galerias e museus, com mostras mais recentes na Galeria La Ira de Dios, Buenos Aires (AR), no wip show do Royal College of Arts, Londres (UK), na Galeria Módulo, Lisboa (PT), e no Villa Tamaris Centre d’Art, Toulon (FR).

    O trabalho de David foi referenciado em várias publicações e integra coleções prestigiadas, incluindo a Coleção Nacional de Fotografia / Centro Português de Fotografia, a Coleção Fundação PLMJ e a Coleção Novo Banco.

    Atualmente, leciona na Universidade de Évora.

  • Maria Abranches é uma fotógrafa documental independente com interesse em questões de direitos humanos.

    Formou-se em arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (2016) e em fotografia pela ArCo (2022).

    Participou na 5ª edição da Masterclass NAARATIVA, onde desenvolveu o seu projeto e livro mais recente, MARIA, que conta a história de Ana Maria, uma mulher angolana, abordando questões de raça, género e o papel das mulheres racializadas em Portugal, onde a estrutura social é ainda fortemente marcada pelo seu passado colonial. O trabalho foi vencedor do Prémio Cortona On The Move 2024, da menção honrosa no Prémio Novos Talentos Fnac 2024, e finalista do Blow Up Press Book Award e do APhF Dummy Award.

  • É um fotógrafo, editor e curador independente que se dedica a temas relacionados com direitos humanos e injustiça social.

    Duplo World Press Photo com os projetos Talibes Modern Day Slaves e Living Among What’s Left Behind.

    É o fundador da NARRATIVA, um espaço culturalem Lisboa que promove a fotografia como forma de expressão e comunicação.

  • Fundada em 2012, a GOST Books é uma editora independente de artes visuais e fotografia sediada em Londres.

    Orgulha-se de uma produção incategorizável, abordando uma vasta gama de temas e designs: desde uma crónica sobre sete homens que afirmam ser o Messias; um estudo sobre as telenovelas turcas; obras de arte inspiradas nos maiores locais de reprodução de flamingos no Hemisfério Sul; fotografias de arquivo do departamento de polícia da Cidade do México; até retratos de vencedores de competições estatais na Bielorrússia.

    A GOST tem como objetivo não só oferecer uma plataforma para o trabalho de artistas emergentes, mas também contribuir para o legado impresso dos mestres do meio.

  • A Fujifilm Portugal apoia a NARRATIVA desde a sua fundação, promovendo o desenvolvimento de workshops de acesso livre, exposições e projetos de cariz social.

  • Fundada em 1993, a Moldura Minuto é a maior empresa do ramo de actividade a operar em Portugal, oferecendo um serviço inovador de emolduramento e de impressão fine-art.

    A Moldura Minuto presta apoio fundamental à NARRATIVA na produção de todas as exposições.

  • A Sala de Cinema Fernando Lopes, localizada no Campus Académico da Universidade Lusófona, é um recinto de espetáculos exclusivamente vocacionado para a exibição cinematográfica, pretendendo dar ao espectador uma selecção de filmes alternativos de forma a complementar a oferta cinematográfica da cidade.

INSCRIÇÕES

  • A leitura de portefólios oferece apoio na edição/revisão de um projecto/trabalho fotográfico, aconselhando também os próximos passos para a continuação do projecto ou para a sua divulgação.

    Cada participante tem a possibilidade de apresentar projectos ou um conjunto de imagens que reflicta o seu trabalho.

    Os portefólios podem ser apresentados em formato físico ou digital.

    Número máximo de fotografias: 20

    Cada leitura tem a duração aproximada de 20 minutos.

    A leitura de portefólios é gratuita.

    Inscrição online obrigatória a partir do dia 1 de Abril.

    Cada inscrito receberá por email o horário da respectiva leitura.

  • A Masterclass permite conhecer o processo de trabalho do autor através de uma análise aos seus projectos e a forma como cada narrativa visual é construída.

    A sessão é privada, tem uma duração de 3 horas e um custo de 100€ .

    Inscrição online obrigatória a partir do dia 1 de Abril.

    (10 participantes).

EDIÇÕES ANTERIORES