1 Novembro | 19h | NARRATIVA

Inauguração exposição Nothing Personal de Nikita Teryoshin

No ano em que se regista um recorde de conflictos armados desde a Segunda Guerra Mundial, de acordo com o Índice Global da Paz, a nova exposição da NARRATIVA traz, pela primeira vez a Portugal, um trabalho repleto de actualidade e de sarcasmo, que mostra os bastidores das guerras, antes de as armas chegarem aos campos de batalha.

Nothing Personal – The Back Office of War, do fotógrafo russo Nikita Teryoshin, é uma sátira ao submundo das feiras de armas e exposições de defesa, onde chefes de Estado, generais e empresários assistem a demonstrações da letalidade das armas de copo na mão, como se de uma exposição de arte se tratasse.

Em 2020, Nikita Teryoshin ganhou, com este trabalho, o primeiro prémio no concurso World Press Photo na categoria de Assuntos Contemporâneos.

Em 2024, o livro homónimo, publicado pela Gost Books, ganhou o prémio de melhor livro de fotografia na categoria criativa do festival PHotoEspaña.

O livro estará disponível para venda e o autor marcará presença na inauguração.

Entrada livre.

3 Novembro | 10h - 13h | NARRATIVA

TALK: Nikita Teryoshin

Nesta sessão privada, o fotógrafo partilha o seu processo de trabalho através de uma análise aos seus projectos e a forma como cada narrativa visual é construída, com foco especial no projecto que se encontra patente na galeria da NARRATIVA - Nothing Personal.

A sessão tem uma duração de 3 horas e um custo de 50€.

Limite: 10 participantes.

***TALK ESGOTADA***

16 Novembro | 17h | Auditório Augusto Cabrita, Barreiro

Inauguração da exposição RETROSPECTIVA - Masterclass NARRATIVA 2018-2024

Desde 2018, a Masterclass NARRATIVA proporciona a existência em Portugal de um espaço de criação e desenvolvimento de projectos fotográficos que exploram temas contemporâneos com o tempo e reflexão que lhes é devido.

Ao fim de cinco edições, a Masterclass NARRATIVA já viu os trabalhos desenvolvidos no seu âmbito serem distinguidos mais de 15 vezes – nacional e internacionalmente –, sublinhando a qualidade artística e a relevância dos temas abordados, ao mesmo tempo que tem contribuído para a revelação de novos nomes da fotografia portuguesa.

A Masterclass está na génese do que é actualmente a NARRATIVA: um centro de fotografia reconhecido pela sua independência, programação plural, e acesso gratuito aos seus recursos.

RETROSPECTIVA revisita assim os trabalhos desenvolvidos no âmbito desta formação diferenciadora no panorama fotográfico nacional e conta com a curadoria do fotógrafo, fundador e director da NARRATIVA, Mário Cruz. A exposição é realizada no âmbito da 4.ª edição do Mês da Fotografia, no Barreiro.

Entrada livre.

23 Novembro | 10h - 17h | Academia Fujifilm, Vila Nova de Gaia

Oficina Fujifilm: retrato com Arlindo Camacho

A Fujifilm, em parceria com a NARRATIVA, desenvolve uma oficina dedicada ao retrato, na qual se desenvolvem competências técnicas e autorais. A oficina é conduzida por Arlindo Camacho.

Sobre o autor:
Arlindo Camacho é um fotógrafo documental e realizador português. Estudou fotografia no Ar.Co e no Instituto Português de Fotografia. Atualmente é fotógrafo das revistas VISÃO e PRIMA.

Sobre a Academia Fujifilm:
A Academia Fujifilm é um espaço que visa a formação e a partilha de trabalhos fotógraficos. A NARRATIVA, espaço cultural que conta com o apoio da Fujifilm Portugal, desenvolve oficinas no âmbito da sua programação que permitem aos participantes um contacto directo com diferentes autores e os seus processos de trabalho.

Limitado a dez participantes.

As inscrições abrem a 1 de Novembro aqui.

28 Novembro | 19h | Academia Fujifilm, Vila Nova de Gaia

Exibição do documentário CONTRA A MARÉ, seguida de conversa com Inês Ventura e Mário Cruz

"Importa construir sociedades que façam sentido para quem nelas vive. Contra a maré, fazer-se ao mar.”
Felwine Sarr

CONTRA A MARÉ é uma curta metragem de documentário que acompanha o quotidiano de pessoas que nasceram, vivem e sonham na Guiné-Bissau. Pela Guiné-Bissau. Um sonho ora de esperança, ora adiado e que carrega nele o seu pesado passado histórico colonial, mas que resiste ao destino traçado pelo Ocidente, quebrando a ideia de ser um país eternamente adiado.

O documentário foi realizado por Inês Ventura e tem direcção de fotografia de Mário Cruz.

Entrada livre com inscrição online obrigatória aqui.

NOVEMBRO