Casa da Fotografia | Exposição Pop-Up NARRATIVA
Foram dois dias de portas abertas na antiga Manutenção Militar Norte, no Beato, para mostrar o que pode vir a ser o futuro Bairro do Grilo: o maior complexo cultural de Lisboa, onde a NARRATIVA projecta uma Casa da Fotografia plural e agregadora.
Este projecto pioneiro, pensado pelo Grupo de Trabalho para a Jornada Mundial da Juventude, que se realizou em 2023, é de uma extrema importância para uma cidade como Lisboa, pois permite concentrar num só local uma oferta cultural que passa pela fotografia, ilustração, música, dança, teatro e outras expressões artísticas e culturais, ao mesmo tempo que contempla a criação de habitação acessível e de infra-estruturas pensadas para os cidadãos de Lisboa.
Mais do que um pólo central para a fotografia em Portugal, a Casa da Fotografia, inserida no Bairro do Grilo, pode canalizar sinergias para colaborar com todos os projectos que encontrarem morada nesta zona de Lisboa com um potencial imenso.
A NARRATIVA desenvolveu uma exposição pop-up durante 48h, a partir do seu acervo, que procurou espelhar, em três salas deste complexo industrial, o trabalho que tem desenvolvido nos últimos dois anos, dando a conhecer autores emergentes nacionais e tornando acessível ao público português o contacto com trabalhos de fotógrafos internacionais premiados de forma gratuita.
A NARRATIVA é um centro de fotografia aberto à comunidade, que mantém o acesso gratuito à sua oferta cultural graças ao apoio de dois mecenas – a Fujifilm Portugal e a Moldura Minuto.
Obrigado às centenas de pessoas que, durante 48 horas, se deslocaram ao Beato para conhecer o plano para a Casa da Fotografia e do Bairro do Grilo.
Por agora, cabe-nos não deixar cair no esquecimento o que pode vir a ser um local emblemático e diferenciador para a cultura portuguesa.