Oficinas & Talks

Oficina NARRATIVA & Residência SJP

A NARRATIVA, em parceria com a Residência Santa Joana Princesa, desenvolve uma oficina com seis residentes seniores da RSJP, em que a fotografia é utilizada como forma de expressão e de comunicação.

O objectivo é permitir que os residentes construam narrativas visuais que documentam o seu dia-a-dia, seja no interior da residência ou no exterior, enquanto visitam a freguesia onde ambos os espaços se localizam.

O resultado final é apresentado em Dezembro, no formato de um jornal produzido pela NARRATIVA.


Oficinas Fujifilm

Oficina Fujifilm: Iniciação

12 Fevereiro - 15 Março | NARRATIVA

A NARRATIVA e a Fujifilm desenvolvem anualmente duas oficinas de iniciação direccionadas para quem procura dar os primeiros passos na fotografia: trabalha-se a técnica fotográfica, composição e desenvolvimento autoral. A oficina é orientada por André Dias Nobre, com o apoio de José Fernandes e de Rui Costa.

Programa:
- 12 Fevereiro | 19h - 21h;
- 19 Fevereiro | 19h - 21h;
- 26 Fevereiro | 19h - 21h;
- 5 Março | 19h - 21h
- 15 Março | 10h - 13h

A oficina é gratuita e limitada a dez participantes. Cada participante deve trazer consigo uma máquina fotográfica digital com controlo manual.

***

OFICINA ESGOTADA


NARRATIVA & Casal da Boba

16 Fevereiro | 10h - 17h | Casal da Boba

A NARRATIVA e a Fujifilm Portugal desenvolvem uma oficina com jovens residentes no bairro Casal da Boba com o objetivo de construir uma narrativa visual que reflicta a sua visão sobre este bairro localizado na Amadora.

A oficina inicia-se com uma componente teórica sobre a fotografia como forma de comunicação e expressão, seguindo-se uma componente prática em que cada jovem é acompanhado por um membro da NARRATIVA. 

O resultado é divulgado através da colagem de fotografias nas ruas do bairro que foi criado para acolher famílias que viviam em situação de bastante vulnerabilidade e pobreza em outros locais do município.


Oficinas 5-15

NARRATIVA na escola

A NARRATIVA desenvolve uma oficina com 70 alunos do 2.º ano da Escola Teixeira de Pascoais, em Alvalade.

Esta iniciativa pretende promover a comunicação através da fotografia instantânea - INSTAX, tendo como base as cores primárias na construção de narrativas visuais.

Cada turma trabalha uma das cores como ponto de partidapara criar relações imagéticas, obrigando a uma observação atenta dos diferentes espaços da escola.

A oficina tem como base livros de Alex Webb e Harry Gruyaert, sendo a biblioteca NARRATIVA uma ferramenta essencial para o desenvolvimento deste projecto.

Os alunos são acompanhadas pelo director da NARRATIVA, Mário Cruz, ao longo da construção dos seus trabalhos.

O trabalho desenvolvido é apresentado no último dia de aulas do presente ano lectivo.