CICLO 2024
03 - 04 - 05 MAIO
PROGRAMA
03 MAIO
-
O fotógrafo italiano Tommaso Protti é o autor convidado do Ciclo NARRATIVA 2024.
Terra Vermelha, trabalho vencedor do prémio Picture of The Year International e do galardão da Fundação Carmignac, estará patente na galeria da NARRATIVA.
O autor vive há dez anos no Brasil, precisamente para documentar a Amazónia de hoje, um local onde as comunidades indígenas lutam pela sobrevivência face ao desmatamento desenfreado.
O seu trabalho resulta numa viagem densa e desorientadora por uma região assolada por conflictos, desvendando histórias sobre apropriações de terras, incêndios florestais e gangues.
Desmatamento, desenvolvimento desregulamentado, poluição - todos estas camadas são impulsionadas pelas mesmas causas: pobreza, instituições permeáveis à corrupção e interesses desmedidos.
Mais do que em outros lugares, na Amazónia fica claro que a terra vale mais do que a vida humana. E no caminho para a destruição do planeta, o próximo passo para a humanidade é a sua própria extinção.
04 MAIO
-
Portfólio com Tommaso Protti
Uma oportunidade para uma análise do trabalho com o autor convidado do Ciclo 2024. Protti, para além de desenvolver projectos de longo curso, publica o seu trabalho em diferentes meios como The New Yorker, The New York Times, Time Magazine, National Geographic, Washington Post, entre outros. É também um colaborador regular do The Wall Street Journal e do Le Monde.
Portfólio com Mário Cruz
A sessão pretende dar a conhecer ao fotógrafo e director da NARRATIVA, Mário Cruz, projectos e trabalhos com vista a serem apresentados e expostos na NARRATIVA. Também é uma oportunidade para quem tem interesse em frequentar a Masterclass NARRATIVA de mostrar o seu portfólio.
Portfólio com Katya Bogachevskaya
Nesta leitura de portfólios, a directora da Fotografika Publishing, Katya Bogachevskaya, revê trabalhos com o intuito de ajudar os autores a tentar perceber o caminho a seguir para os seus projectos e os passos que poderão levar à criação do livro.
Portfolio com Blow Up Press
A Blow Up Press rapidamente se tornou uma editora de referência no panorama internacional pelo design e os temas que seleciona para publicação. Para além dos livros, a BUP publica a revista doc!, dedicada à fotografia contemporânea. Desde 2020, a BUP organiza anualmente o BUP Book Award que dá a oportunidade a novos autores de editarem os seus livros.
Inscrição online obrigatória através do formulário em baixo.
-
Despojos de Guerra é um ensaio e, também, uma recolha memorialística, que se debruça sobre os veteranos feridos da Guerra Colonial (1961-1974).
O livro é o culminar de um trabalho de longo curso do fotojornalista Leonel de Castro, que percorreu diferentes territórios documentando o passado e o presente de Moçambique, Guiné-Bissau e Angola.
Despojos de Guerra foi distinguido, nacional e internacionalmente, no Prémio Estação Imagem e no Pictures Of The Year International.
-
Debate com três editoras de livros de fotografia com o objetivo de discutir os desafios atuais, os livros de autor e a importância do formato no atual panorama fotográfico. Nesse sentido, o debate decorre entre a XYZ, editora portuguesa, a Blow Up Press, editora polaca multipremiada e responsável pelo BUP Book Award, e a Fotografika Publishing, focada em livros de autor.
-
A conversa com o autor convidado do Ciclo 2024 permite ao público conhecer o desenvolvimento de um projecto de 10 anos, celebrado internacionalmente pela sua visão intimista e profunda de uma realidade desconhecida pelo público em geral - a Amazónia de hoje.
-
All the Beauty and the Bloodshed é um documentário realizado por Laura Poitras, que se debruça sobre a carreira da artista Nan Goldin e a queda do império farmacêutico da família Sackler.
Vencedor do Leão de Ouro, no Festival Internacional de Cinema de Veneza e nomeado para os Óscares na categoria de Melhor Documentário.
A NARRATIVA, em parceria com o Cinema Fernando Lopes, dá a conhecer esta obra de forma gratuita.
A sala tem uma lotação de 126 lugares e os bilhetes serão distribuídos durante o Ciclo NARRATIVA.
05 MAIO
-
A Masterclass permite conhecer o processo de trabalho do autor através de uma análise aos seus projectos e a forma como cada narrativa visual é construída.
A sessão tem uma duração de 3 horas e um custo de 50€ .
Inscrição online obrigatória através do formulário em baixo.
(10 participantes).
-
O fotógrafo e director da NARRATIVA, oferece uma visita guiada à sua mais recente exposição - ROOF.
Nesta visita o autor reflete sobre o seu trabalho, desenvolvido entre 2013 e 2023, que revela o lado escondido da crise da habitação na capital portuguesa.
A exposição está patente no edifício do Antigo Recolhimento das Merceeiras, na Rua Augusto Rosa, 13, em Lisboa.
Não é necessária inscrição.
-
A NARRATIVA lançou a Open Call Emergentes com o objetivo de dar visibilidade a projectos de novos autores. Nesta sessão são apresentados os três trabalhos dos três autores emergentes seleccionados:
- Catarina Cesário Jesus
- Francesca Faulin
- João Cruz -
Nesta conversa o público terá a oportunidade de ficar a conhecer as diferentes obras publicadas pela editora Blow Up Press e a forma como foram construídas.
A editora multipremiada tem assim a sua primeira apresentação em Portugal.
-
A Masterclass que é a génese da NARRATIVA caminha para a sua 6.ª edição.
Anualmente, Mário Cruz, selecciona seis autores para desenvolverem os seus projectos com o objetivo de utilizar a fotografia como forma de expressão e comunicação.
Até à data, os trabalhos desenvolvidos na Masterclass NARRATIVA contam com mais de 14 prémios nacionais e internacionais.
Na sessão de lançamento, são reveladas as datas e novidades da próxima edição.
PARTICIPANTES
-
Tommaso Protti é um fotógrafo italiano que vive no Brasil há quase uma década. O seu trabalho centra-se em temas como o crime, o ambiente e os conflitos rurais. Protti formou-se em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade de Roma Tre, e mais tarde obteve o mestrado em Fotojornalismo e Fotografia Documental pelo London College of Communication.
O seu projeto de longo prazo, Terra Vermelha, que documenta as crises sociais e ambientais que se cruzam na Amazônia brasileira, recebeu o prémio Picture of The Year International e o galardão da Fundação Carmignac
O trabalho de Protti foi destacado em diversas publicações conceituadas, incluindoThe New Yorker, The New York Times, Time Magazine, entre outras. É também colaborador regular do The Wall Street Journal e do Le Monde.
-
É um fotógrafo independente que se dedica a temas relacionados com direitos humanos e injustiça social.
Duplo World Press Photo com os projetos Talibes Modern Day Slaves e Living Among What’s Left Behind.
É o fundador da NARRATIVA, um espaço de encontro em Lisboa que promove a fotografia como forma de expressão e comunicação.
-
Katya Bogachevskaya é uma curadora e editora russa, baseada em Lisboa, Portugal.
Actualmente é directora da Academy of Documental and Art Photography Fotografika e é fundadora da Fotografika Publishing, editora que tem como objectivo apoiar jovens fotógrafos no lançamento dos seus primeiros livros.
Os projectos desenvolvidos foram distinguidos internacionalmente através do World Press Photo, Sony World Photography Award, International Photography Grant, entre outros.
-
A Blow Up Press rapidamente se tornou uma editora de referência no panorama internacional pelo design e os temas que seleciona para publicação. Para além dos livros, a BUP publica a revista doc!, dedicada à fotografia contemporânea. Desde 2020, a BUP organiza anualmente o BUP Book Award que dá a oportunidade a novos autores de editarem os seus livros
-
Editora independente dedicada a livros de fotografia e educação e trabalha de igual modo com artistas consagrados e emergentes.
Colabora com instituições artísticas internacionais e tornou-se membro da Futures Photography em 2021. A Void organiza ainda workshops de criação de livros chamados “Impromptu”, que são uma oportunidade para partilhar a visão da editora sobre livros de fotografia com novos talentos.
-
Leonel de Castro é fotojornalista associado, de longa data, do Jornal de Notícias e do seu grupo jornalístico.
Conquistou vários prémios e distinções ao longo da sua carreira, entre elas o Prémio Estação Imagem e o Pictures Of The Year International. As suas obras têm sido apresentadas em várias exposições individuais e coletivas, e em diversas publicações.
Para além do fotojornalismo, foi docente no Instituto Português de Fotografia, na Escola Artística do Porto, e também lecionou no Mestrado em Comunicação da Universidade do Minho.
-
A Fujifilm Portugal assume-se como uma marca que apoia o desenvolvimento da fotografia contemporânea portuguesa. Está presente na NARRATIVA, Novos Talentos FNAC e Prémio Estação Imagem entre outras iniciativas.
-
Fundada em 1993, a Moldura Minuto é a maior empresa do ramo de actividade a operar em Portugal, oferecendo um serviço inovador de emolduramento e de impressão fine-art.
A Moldura Minuto presta apoio fundamental à NARRATIVA na produção de todas as exposições.
-
A Sala de Cinema Fernando Lopes, localizada no Campus Académico da Universidade Lusófona, é um recinto de espetáculos exclusivamente vocacionado para a exibição cinematográfica, pretendendo dar ao espectador uma selecção de filmes alternativos de forma a complementar a oferta cinematográfica da cidade.
-
A Photo Book Corner nasceu em 2012 com uma selecção cuidadosa de livros e monografias de fotografia contemporânea e, desde então, tornou-se uma das principais livrarias online da Europa.
Em 2020, abriu uma loja física no coração de Lisboa. -
XYZ Books é uma editora independente com sede em Lisboa e fundanda em 2013. O seu foco é a publicação de livros de fotografia e trabalha frequentemente com fotógrafos contemporâneos. Além da publicação, a XYZ também organiza exposições, workshops, residências e outros eventos relacionados com a fotografia.
A XYZ está empenhada em assumir um papel relevante na fomentação da fotografia contemporânea, proporcionando um espaço colaborativo e aberto para artistas e fotógrafos mostrarem o seu trabalho.
-
Fotografika Publishing é uma editora inaugurada no Outono de 2020 e tem como objetivo publicar e promover livros de fotografia de jovens autores, nomeadamente, de autores graduados na Academia Fotografika (São Petersburgo).
-
Laura Poitras
Laura Poitras é uma cineasta e jornalista vencedora do Óscar e do prémio Pulitzer.
O seu filme mais recente, All the Beauty and the Bloodshed, estreou no Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu o Leão de Ouro, o segundo documentário na história do festival a receber aquela distinção. O filme foi nomeado aos Óscares, venceu o Independent Spirit Award e foi eleito o melhor documentário do ano pelo New York Film Critics Circle, pela Los Angeles Film Critics Association e pela National Society of Film Critics.
Nan Goldin
Nan Goldin é uma fotógrafa e ativista americana. O seu trabalho explora frequentemente a realidade LGBT, a crise do VIH/SIDA e a epidemia de opiáceos. É membro fundadora do grupo de defesa P.A.I.N. (Prescription Addiction Intervention Now).
All the Beauty and the Bloodshed é um documentário que se debruça sobre a carreira da artista Nan Goldin e a queda do império farmacêutico da família Sackler.
INSCRIÇÕES
-
A leitura de portfólios oferece apoio na edição/revisão de um projecto/trabalho fotográfico, aconselhando também os próximos passos para a continuação do projecto ou para a sua divulgação.
Os portfólios podem ser apresentados em formato físico ou digital.
Cada participante tem a possibilidade de apresentar projectos ou um conjunto de imagens que reflicta o seu trabalho.
Cada leitura tem a duração aproximada de 20 minutos.
Número máximo de fotografias: 20
A leitura de portfólios é gratuita e decorrerá por ordem de chegada.
Inscrição online obrigatória.
-
A Masterclass permite conhecer o processo de trabalho do autor através de uma análise aos seus projectos e a forma como cada narrativa visual é construída.
A sessão tem uma duração de 3 horas e um custo de 50€ .
Inscrição online obrigatória.
(10 participantes).