FEVEREIRO
7 Fevereiro | 10h - 17h | NARRATIVA
Edição Masterclass NARRATIVA 2025/2026
A NARRATIVA está encerrada para a edição dos projectos desenvolvidos na 7.ª edição da Masterclass NARRATIVA.
Anualmente, a Masterclass cria um grupo de trabalho dedicado ao desenvolvimento de projectos fotográficos, dirigido a quem procura comunicar através da narrativa fotográfica, independentemente da experiência ou da área profissional.
A Masterclass NARRATIVA decorre de Outubro a Fevereiro, com sessões de acompanhamento semanais, e apresenta os seus resultados numa exposição colectiva. É ministrada pelo fotógrafo e fundador da NARRATIVA, Mário Cruz, duplo vencedor do World Press Photo e do Prémio Sociedade Portuguesa de Autores.
Autores seleccionados para a 7.ª edição da Masterclass NARRATIVA: Catarina Cesário Jesus, Cátia Valente, Denis Graeff, Fernando Pimenta, João Pedro Almeida e Raquel Antunes.
11 Fevereiro | 19h | NARRATIVA
Oficina Fujifilm: Iniciação
Em Fevereiro, regressa à NARRATIVA a oficina mais solicitada do nosso programa formativo.
A Oficina Fujifilm: Iniciação destina-se a iniciantes na área da fotografia e tem como objetivo proporcionar uma base sólida em técnica fotográfica, composição e desenvolvimento autoral.
A oficina será conduzida por Rui Costa, vencedor do Prémio Novos Talentos FNAC e formador no Instituto Português de Fotografia, e conta com o apoio de Filipa Leite Rosa e Francisco Romão Pereira.
Calendário:
• Fevereiro: dias 11, 18 e 25 (das 19h às 21h)
• Março: dias 4 (das 19h às 21h) e 14 (das 17h às 19h)
Os participantes frequentam a oficina com o seu equipamento fotográfico (máquina fotográfica digital com controlo manual).
A oficina tem um custo de 50€ e é limitada a dez participantes.
As inscrições abrem no dia 2 de Fevereiro, às 10h, aqui.
15 Fevereiro | 10h - 17h | NARRATIVA
Oficina Fujifilm: Fotografia de Rua com Rodrigo Vargas
A Oficina Fujifilm: Fotografia de Rua é direccionada para quem procura um contacto directo com a fotografia no contexto urbano através do acompanhamento do fotógrafo Rodrigo Vargas, vencedor Prémio Fotografia e Território 2025 e autor distinguido no Prémio Novos Talentos FNAC.
Programa:
10h - 12h Sessão teórica na NARRATIVA
14h - 16h Percurso por Lisboa
18h - 20h Discussão do trabalho desenvolvido
Os participantes frequentam a oficina com o seu equipamento fotográfico. Estando disponivel equipamento Fujifilm para Touch&Try.
A oficina tem um custo de 20€ e é limitada a 10 participantes.
As inscrições abrem no dia 2 de Fevereiro, às 10h, aqui.
19 Fevereiro | 19h | NARRATIVA
Conversa Prémio NARRATIVA - FUJIFILM com Katya Bogacheskaya e José Pedro Sousa
Katya Bogacheskaya e José Pedro Sousa, distinguidos na 1.ª edição do Prémio NARRATIVA - FUJIFILM, apresentam os seus projectos premiados numa sessão aberta ao público.
A 1.ª edição do Prémio NARRATIVA - FUJIFILM recebeu 151 candidaturas de autores residentes em Portugal. Esta nova distinção, dedicada à fotografia contemporânea, visa valorizar projetos inéditos de autores em fase inicial ou consolidada, com idade igual ou superior a 18 anos.
O júri, composto por Emma Hardy, Augusto Brázio e Mário Cruz, decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio a Nuno Andrade, pelo trabalho PicNic, e atribuiu menções honrosas a José Pedro Sousa (Olá mais tarde) e Katya Bogachevskaia (Pele do Mundo). Os trabalhos distinguidos destacam diferentes perspectivas, abrangendo ensaio social, fotografia documental e exploração autoral.
Entrada livre.
21 Fevereiro | 10h - 17h | Castelo Branco
NARRATIVA na Fujifilm X/GFX Tour
No âmbito da iniciativa Fujifilm X/GFX Tour 2026, que tem por objectivo promover um dia dedicado à fotografia em diferentes capitais de distrito de Portugal, a NARRATIVA participa através de palestras, uma biblioteca pop-up e leituras de portefólios.
O programa e as inscrições abrem brevemente aqui.
21 Fevereiro | 15h | NARRATIVA
Visita guiada com Nuno Andrade - vencedor Prémio NARRATIVA - FUJIFILM
PicNic, de Nuno Andrade, revela o trabalho vencedor do Prémio NARRATIVA - FUJIFILM e transforma um território periférico e aparentemente marginal num espaço de revelação e pertença. Na Ponta dos Corvos, entre o estuário e a cidade, o autor encontra um ponto de confluência simbólica onde se espelham gestos de liberdade, convivência e celebração colectiva.
A visita guiada com o autor tem lugar no último dia da exposição.
Entrada livre.