PORTUGAL LIVRE 1974 - 2024

Em 1974, a editorial O Século editava uma publicação quase exclusivamente dedicada a fotografias de 20 fotógrafos sobre “A Revolução das Flores”: Abel Fonseca, Alberto Peixoto, Alfredo Cunha, António Xavier, Armando Vidal, Carlos Gil, Correia dos Santos, Eduardo Baião, Eduardo Gageiro, Fernando Baião, Francisco Ferreira, Inácio Ludgero, João Ribeiro, José Antunes, José Tavares, Lobo Pimentel Jr., Miranda Castela, Novo Ribeiro, Rui Pacheco e Teresa Monserrat.

Essas fotografias servem agora de mote a um outro colectivo formado por jovens fotógrafos nascidos anos depois do 25 de Abril que se disponibilizaram a reflectir sobre o país democrático de hoje através das suas imagens.

Ana Brígida, Bruno Colaço, Diana Tinoco, Filipe Amorim, Igor Martins, João Porfírio, José Fernandes, José Sarmento Matos, José Sena Goulão, Mariline Alves, Patrícia de Melo Moreira, Pedro Rocha, Ricardo Lopes e Rodrigo Antunes cederam as suas imagens, assim contribuindo para a consciencialização da necessidade de um (foto)jornalismo livre, plural, independente e valorizado.

A NARRATIVA assumiu a curadoria desta exposição que pretende celebrar os 50 anos do 25 de Abril, mas também pretende reflectir sobre o estado do fotojornalismo em Portugal. A exposição é acessível a todos e está patente na Praça dos Restauradores, em Lisboa, de 15 de Janeiro a 15 de Fevereiro.

Portugal Livre 1974 - 2024 marcou ainda o início do 5.º Congresso dos Jornalistas, não só com a inauguração da exposição, mas também com uma conversa entre os autores que pretende colocar em diálogo fotojornalistas de diferentes gerações com o intuito de discutir e encontrar ideias para o futuro do fotojornalismo nacional. Esta conversa decorreu no dia da inauguração, no Cinema São Jorge. Tendo em conta o forte interesse gerado, terá lugar uma nova sessão com o objectivo de encontrar ideias e soluções para uma área da fotografia que merece outra valorização e condições de trabalho em Portugal. Esta sessão decorrerá na NARRATIVA, no dia 8 de Fevereiro, às 19h.

Iniciativa: 5.º CONGRESSO DOS JORNALISTAS
Propriedade editorial: DIREÇÃO-GERAL DO LIVRO, ARQUIVOS E BIBLIOTECAS
Apoio: CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA
Curadoria: NARRATIVA
Design: José Mendes
Digitalização: Franque Silva – LUSA